voltar

O que é a Bolsa de Valores?

É o local onde se compram e se vendem as ações de companhias. A BOVESPA é o maior centro de negociação com ações da América Latina, concentrando cerca de 70% do volume de negócios realizados na região.

Ao longo de sua história, a BOVESPA passou por mudanças para aperfeiçoar sua estrutura. A mais recente ocorreu em 28 de agosto de 2007, quando uma reestruturação societária resultou na criação da BOVESPA Holding, que tem como subsidiárias integrais a Bolsa de Valores de São Paulo (BVSP) - responsável pelas operações dos mercados de bolsa e de balcão organizado - e a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) que presta serviços de liquidação, compensação e custódia.

A reestruturação societária consolidou o processo de desmutualização, permitindo que o acesso às negociações e demais serviços prestados pela Bolsa sejam desvinculados da propriedade de ações. No formato anterior da BOVESPA, apenas corretoras proprietárias de títulos patrimoniais podiam negociar em Bolsa.

O que é o IBrX?

O IBrX - Índice Brasil é um índice de preços que mede o retorno de uma carteira composta por 100 ações selecionadas entre as mais negociadas na BOVESPA, em termos de número de negócios e volume financeiro. Mais recentemente foi criado o IBrX-50, cuja carteira é composta por 50 ações.

O que é o Ibovespa?

O Índice Bovespa (Ibovespa) é o mais importante indicador do desempenho do mercado de ações brasileiro, pois retrata o comportamento das principais ações negociadas na BOVESPA. Ele é formado a partir de uma aplicação imaginária, em Reais, em uma quantidade teórica de ações (carteira). Sua finalidade básica é servir como indicador médio do comportamento do mercado. Para tanto, as ações que fazem parte do índice representam mais de 80% do número de negócios e do volume financeiro negociados no mercado à vista. Como as ações que fazem parte dessa carteira têm grande representatividade, podemos dizer que se a maioria delas estiver subindo, o mercado, medido pelo Índice Bovespa, está em alta, e se estiver caindo, está em baixa.

O que significa dizer que o índice "subiu" ou "caiu"?

Significa dizer que, em média, as ações componentes de sua carteira valorizaram-se (em caso de alta do índice) ou se desvalorizaram (em caso de queda do índice).

O que significa "Bolsa em alta?” E "Bolsa em baixa" ou "Bolsa estável?”.

Diz-se que a Bolsa fechou "em alta" quando o índice de fechamento de determinado pregão é superior ao índice de fechamento do pregão anterior. Analogamente, a Bolsa fechou "em baixa" quando o índice de fechamento de determinado pregão é inferior ao índice de fechamento do pregão anterior, e "estável" quando o índice de fechamento de determinado pregão está no mesmo nível do índice de fechamento do pregão anterior.

Na BOVESPA, o índice que atualmente é utilizado para verificar se a Bolsa fechou em alta ou em baixa é o Ibovespa, por ser ele o índice mais tradicional e o mais divulgado pela mídia. Assim, por exemplo, se o Ibovespa fechou em um certo dia em 10.000 pontos e, no dia seguinte, fechou em 10.500 pontos, houve uma alta de 5%.

O que são "pontos" de um índice de ações?

Os índices têm como unidade de medida o "ponto". Ele representa um valor absoluto, cuja função é a de servir de instrumento de comparação: ele permite a análise de variação do valor de uma carteira de ativos ao longo do tempo. A rentabilidade é representada pela variação dos pontos do índice. Ou seja, divide-se o valor do índice em uma determinada data pelo valor do índice na data de referência passada, subtrai-se 1 (um) do resultado obtido nessa operação e multiplica-se o resultado por 100 (cem) para se obter a rentabilidade em termos percentuais da carteira.

Gostaria de conhecer a BOVESPA. O que devo fazer?

Entre em contato com a Supervisão Educacional da BOVESPA, pelo telefone (11) 3233-2298, fax (11) 3233-2392 ou via e-mail: visite@bovespa.com.br.

Onde encontro às publicações e folhetos da BOVESPA?

Neste site, acesse o item "Investidor" e em seguida a opção "Publicações" e clique em "Gratuitas". Lá você poderá consultar todas as publicações gratuitas da BOVESPA e verificar condições e preços daquelas que são comercializadas.
Qual os horários de negociação da Bovespa?

Pregão eletrônico:

Das 9h45 às 10h – leilão de pré-abertura
Registro de ofertas para a formação do preço teórico de abertura.
Das 10h às 17h – sessão contínua de negociação
Para todas as empresas listadas, nos mercados a vista, a termo, de opções e
futuro de ações, sendo:
Das 16h55 às 17h – call de fechamento

Para os ativos negociados no mercado a vista que fazem parte da carteira de índices
da BOVESPA e para as séries de opções de maior liquidez.

After market:

Das 17h30 às 17h45
Fase de pré-abertura, na qual será permitido o cancelamento das ofertas registradas no período regular.
Das 17h45 às 19h
Fase de negociação

voltar